Imagem peregrina de Nossa Sra Aparecida visita Paróquia de Russas

Imagem peregrina de Nossa Sra Aparecida

E m prol do XXII Congresso Nacional de Casais com Cristo, que aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 de julho em Brasília, e da comemoração dos 50 anos do ECC - Encontro de Casais Com Cristo, que estará acontecendo em 2020, a Paróquia de Nossa Sra. do Rosário recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Sra. Aparecida, enviada pelo Conselho Nacional do ECC, para visitação em todas as arquidioceses e dioceses de todo o pais.

Para que todos os paroquianos pudessem participar de forma mais abrangente e efetiva possível, a Paróquia de Russas elaborou um cronograma de visitação organizado por representantes de várias pastorais, serviços, Equipe dirigente do ECC e pelo pároco e diretor espiritual do ECC em Russas, Pe. Henrique Mocellin.

A Imagem Peregrina chegou à Paróquia de Nossa Sra. do Rosário no dia 07 de abril, às 17:00h quando foi recepcionada na entrada da cidade pela Equipe Dirigente do ECC, pelo pároco e Diretor Espiritual Pe. Henrique e demais representantes de diversas pastorais e serviços da Igreja, ao som de cânticos e muitos fogos de artifício em homenagem à Nossa Sra. Aparecida. Em seguida, a Imagem seguiu em carreata ao centro da cidade, onde foi recepcionada inicialmente na Igreja de São Sebastião, permanecendo até as 19:30h, recebendo muitos louvores e orações.

Às 19:30h a Imagem Peregrina seguiu em procissão com destino à Igreja Matriz de Nossa Sra. do Rosário, onde foi recepcionada com muita fé e acolhimento por parte de todos os que lá estavam, aguardando a chegada da Imagem. Na sequência foi celebrada a santa missa em homenagem à Nossa Sra. Aparecida. A Imagem permaneceu na Igreja Matriz para visitação ao público até as 22:00h, sendo depois transladada ao Santuário de Nossa Sra. de Fátima.

No dia 08, às 06:00h no Santuário de Fátima, foi celebrada a santa missa à nossa Sra. Aparecida, que contou com a presença de muitos fiéis, permanecendo a Imagem no Santuário, para visitação ao público, até as 09:00h, quando então seguiu ao Lar Santa Clara de Assis para uma visita especial aos idosos internos deste abrigo; um momento ímpar, onde a Imagem Peregrina passou em visita a todas as alas do Lar, sendo aclamada e bendita por todos os idosos, constituindo-se num grande momento de emoção, fé e devoção.

Logo após a visita ao Lar Santa Clara, a Imagem Peregrina de Nossa Sra. Aparecida seguiu para a Capela de São José, localizada logo ao lado deste abrigo, onde permaneceu até as 18:00h, recebendo a visita dos moradores do bairro e de alunos e profissionais de ensino das escolas circunvizinhas, que compareceram à capela para louvar e orar à Nossa Sra. Aparecida.

Às 18:00h, após sua visita à Capela de São José, a Imagem Peregrina seguiu seu percurso, desta vez em direção à Capela do Menino Jesus de Praga, na localidade de Sítio Canto, onde foi recepcionada por grande multidão de fiéis, ao som de cânticos e vários fogos de artifício. Na sequência foi realizada uma celebração eucarística em homenagem à Nossa Sra. Aparecida, com a participação de todos da comunidade.

No dia 09, às 07:00h, a Imagem Peregrina fez sua visita à Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria – UNECIM, no Centro da cidade, onde contou com a receptividade e o carisma das Irmãs Cordimarianas, que em companhia dos alunos da educação infantil, acolheram de forma muito carinhosa a Imagem de Nossa Sra. Aparecida, que permaneceu neste Colégio até as 14:00h, recebendo a visita de seu alunos e funcionários, além de representantes e alunos de escolas e instituições próximas.

Às 14:00h, a Imagem Peregrina de Nossa Sra. Aparecida seguiu para o Hospital e Casa de Saúde de Russas, mais precisamente para a Capela de Santo Antônio, localizada nas dependências do hospital, onde foi recepcionada calorosamente pela diretoria da instituição, vários funcionários e por várias pessoas que moram nas proximidades. Após o momento de acolhida, a Imagem Peregrina seguiu para o interior do hospital, visitando todos os leitos e setores da instituição, traduzindo-se em um momento de espiritualidade e esperança aos enfermos. Após a visita aos leitos, a imagem retornou à capela, onde permaneceu até as 16:00h para visitação.

Às 16:00h, após a visita ao hospital, a Imagem Peregrina seguiu para a Capela de Nossa Sra. Aparecida, situada na localidade de Lagoínha, onde foi recepcionada por seus moradores, sendo realizada uma procissão da entrada da comunidade até a Capela, culminando com a santa missa em homenagem à padroeira desta comunidade, Nossa Sra. Aparecida, encerrando-se assim, a peregrinação da Imagem à Paróquia de Nossa Sra. do Rosário.

Foram momentos de grande alegria, emoção, fé e devoção, vividos por todos os paroquianos que, durante esses três dias, saudaram e rezaram à Nossa Sra. Aparecida por nossa paróquia, pelo XXII Congresso Nacional de Casais com Cristo e pelos 50 anos do ECC.