Palavra do Pároco - Carta Circular Paroquial 01/2020

Carta Circular Paroquial 01/2020

A todos os Fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Russas / CE.

Caros fiéis, saudações fraternas!

Venho, por meio deste, comunicar-lhes que, seguindo as orientações do Decreto 33.510, emitido pelo Governo do Estado do Ceará no dia 16 de Março de 2020, as orientações gerais da Diocese de Limoeiro do Norte, publicadas no dia 17 de Março de 2020 e atendendo à responsabilidade maior que é a vida, estamos empenhados em combater o complexo quadro de Coronavírus (COVID-19) no mundo, no território brasileiro e, com excelência, em nosso município.

●  O cancelamento temporário de todas as Missas e Celebrações da Palavra em nosso território paroquial;

●  A suspensão de todas as Festas de Padroeiro por tempo indeterminado;

●  A suspensão temporária do Curso de Iniciação Teológico-Pastoral, via-sacra, seminários de vida, grupos de oração, círculos-bíblicos, formações, catequese, visitas aos idosos/enfermos, reuniões e demais atividades que envolvam aglomeração de pessoas;

●  Que sejam seguidas as orientações dos órgãos de regulamentação da saúde: melhorar a higienização das mãos, evitar sair de casa sem necessidade e que cada paroquiano exerça sua cidadania assumindo a sua responsabilidade pessoal e o cuidado com os irmãos;

●  O não compartilhamento de Fake News (notícias falsas), pois, “a mentira, além de prejudicar o enfrentamento da doença, gera pânico, agravando a situação”.

●  A permanência, como de costume, do atendimento no Centro de Pastoral (confissões e secretaria).

Ressaltamos a importância desse momento para estimular a vivência da verdadeira fraternidade, através da oração em família e do cuidado uns com os outros.

Somado a isso, estamos empenhados, também, em oferecer alternativas para esse período, como missas dominicais transmitidas através dos meios de comunicação.

O período de validade desse documento estará condicionado à situação emergencial do risco de transmissão desse vírus.

Por fim, peço para que sejamos uma torrente de esperança e que não alimentemos uma crença apocalíptica do final dos tempos, pois esse vírus é produto de uma humanidade não redimida.

Esta circular nº 01/2020 entra em vigor a partir do dia 18 de Março de 2020.

Padre Pedro Pereira da Silva, SJ