O que é necessário para o batismo na paróquia

Saiba aqui sobre todos os requisitos necessários para a realização do Sacramento do Batismo na paróquia de Nossa Sra. do Rosário.

Sobre o batismo

O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: o batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra.

Por que devemos ser batizados?

A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças. Pelo batismo, passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus, participantes da vida de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. O batismo é um dom de Deus para nós, dom que nos torna filhos amados, e não apenas simples criaturas. Ele nos mostra que fomos feitos para a comunhão com Aquele que é o Senhor de tudo e com os nossos irmãos.

O que acontece quando recebemos o Sacramento do Batismo?

Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus. O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizou as pessoas para a vinda de Cristo. Ele sabia que o seu batismo era temporário, pois logo depois dele viria seu primo Jesus, que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo.

O que é necessário para a realização do batismo na paróquia?

Para receber o Sacramento do Batismo, os pais deverão inicialmente efetuar a inscrição da criança na secretaria do Centro Pastoral, localizado na Rua Padre Zacarias Ramalho, nº 91, Centro, de terça a sexta-feira, no horário de 09:00h às 11:00h. Para a inscrição, os pais deverão apresentar os seguintes itens:

• Registro de Nascimento da criança
  • Nome completo dos padrinhos
  • Comprovante de endereço dos pais e padrinhos
  • Contato telefônico dos pais e padrinhos
  • Data de casamento religioso dos padrinhos (caso tenham se casado em Russas) ou declaração de casamento vinda da paróquia de orígem.

Será necessário o pagamento de alguma taxa para realizar a inscrição para o batismo?

Para a realização da inscrição, os pais deverão contrubuir com uma espórtula de R$ 30,00.

OBS: Os pais que forem dizimistas há mais de um ano, não necessitarão contribuir com o valor da espórtula.

Observação importante:

Para a realização da inscrição para o batismo, a diocese orienta que os casais candidatos a padrinhos sejam casados no religioso ou solteiros. Casais que tenham apenas o casamento civil ou que tenham vida conjugal sem casamento, não estão autorizados.

Programação para fevereiro de 2020

Data: 1º de fevereiro