O que é necessário para o matrimônio na paróquia

Saiba aqui sobre todos os requisitos necessários para realização do Sacramento do Matrimônio na paróquia de Nossa Sra. do Rosário.

Sobre o matrimônio

O Matrimônio foi instituído por Deus quando criou o homem e a mulher. Para os cristãos, Jesus Cristo o elevou à dignidade de sacramento; um sacramento que dá aos esposos uma graça especial para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar, já que o matrimônio cristão é uma autêntica vocação sobrenatural.

O que é o matrimônio?

O Matrimônio é o sacramento que santifica a união indissolúvel entre um homem e uma mulher cristão, e concede-lhe a graça para cumprir fielmente seus deveres de esposos de pais.

Quais são as propriedades essenciais do Matrimônio?

As propriedades essenciais do Matrimônio são: unidade, indissolubilidade e abertura à fecundidade.

Qual é a idade mínima para se casar?

Na maioria das nações, a idade mínima para se casar é de 18 anos. Em qualquer caso, requer-se uma permissão da autoridade eclesiástica para fazê-lo antes da idade mínima estabelecida.

Como o Sacramento do Matrimônio deve ser recebido?

O Sacramento do Matrimônio deve ser recebido em estado de graça e com a devida preparação; por isso recomenda-se que os casais façam antes o Curso de Noivos.

O que é necessário para participar do Curso de Noivos?

Para participar do Curso de Noivos, o casal deverá inicialmente efetuar a sua inscrição no Centro de Pastoral, localizado na Rua Padre Zacarias Ramalho, nº 91, Centro, de terça a sexta-feira, no horário de 09:00h às 11:00h. Para a inscrição, o casal deverá apresentar os seguintes documentos:

• Comprovante de endereço (cópia)
  • RG (cópia)
  • Se casados forem no Civil, apresentar Certidão de Casamento Civil (cópia)
  • Se viúvos forem, apresentar Certidão de Óbito do cônjuge falecido

OBS: No ato da inscrição, o casal deverá participar de uma entrevista com o padre.

Será necessário o pagamento de alguma taxa para participar do Curso de Noivos?

Deverão ser apresentadas as seguintes contribuições para participar do Curso de Noivos:

• R$ 40,00 para as dispesas do Curso
  • R$ 100,00 para a Espórtula do Casamento

OBS: Quem for dizimista há mais de um ano, não necessitará constribuir com o valor da Espórtula.

Onde será realizado o Curso de Noivos?

O Curso de Noivos é realizado periodicamente no Centro de Pastoral, localizado no endereço acima citado. O Curso tem sua validade estipulada em um (01) ano.

Opção 1 - Formação 1º semestre de 2020

• Missa de Encerramento
    Data: 23 de outubro
    Horário: 19:00H

OBS. 01: Os casais que participarão do Curso de Noivos receberão o livro "Formação Matrimonial".

OBS. 02: Para receber o certificado do Curso de Noivos, o casal deverá ter comparecido a 100% dos dias das formações.

Observações importantes:

• Para agendar o casamento religioso, os noivos deverão apresentar a cópia do certificado do Curso de Noivos e uma declaração de início de processo de casamento civil ou cópia da Certidão de Casamento Civil ou Licença concedida pelo bispo diocesano.
  • Os noivos deverão fazer a confissão antes do casamento.
  • A Certidão de Batismo (batistério), caso esteja localizada em outra cidade, será de responsailidade dos noivos apresentá-la na Secretaria da Paróquia.
  • A Secretaria da Paróquia somente se responsabilizará pelos casamentos agendados para a Igreja Matriz e para o Santuário de Nossa Sra. de Fátima.
  • A decoração da Igreja ou Capela é de responsabilidade dos noivos.

FONTE: Secretaria da paróquia